Prezados 40 leitores, entre os grandes problemas que afetam os brasileiros está a prática da leitura. Nosso povo lê pouco e poucos livros. Há ainda dois problemas adicionais: o analfabetismo e o analfabetismo funcional. Este último ocorre quando as pessoas não conseguem compreender o que leem. Os evangélicos estão inseridos neste contexto, embora com algumas melhoras.
O Instituto Pró-Livro revelou que 56% dos brasileiros têm hábito de ler e que o livro mais lido é a Bíblia, que chega a 42% dos pesquisados. Mas não nos enganemos, o livro sagrado é lido apenas ocasionalmente. Há poucos membros de igrejas que já o leram totalmente ou um dos testamentos. Geralmente, a leitura se resume a versículos isolados ou com os quais o leitor em geral está familiarizado. Até mesmo nas igrejas a Bíblia é pouco lida (e explicada). Na maioria das vezes a leitura oficial, que é um evento recorrente em todos os cultos, se resume a dois ou três versículos.
Com o advento das redes sociais o problema se avolumou. Os usuários, via de regra, se habituaram a gastar seu tempo lendo frases curtas, imagens de duplo sentido e pequenas inserções textuais. Os textões não captam a atenção, sendo lidos por pouca gente.
Outra constatação do estudo é que a mãe e o professor são os dois principais influenciadores da leitura. E aí chegamos à pergunta chave de nosso post: Você tem influenciado seus filhos a ler? Conheço mães e pais de filhos com um bom grau de estudo formal que não levam seus filhos à EBD. Muitos deles não possuem sequer uma Bíblia, embora possuam um celular de última geração. É uma triste contradição. Queremos filhos médicos, engenheiros, administradores, enfim, bem sucedidos profissionalmente, mas será que estamos tomando as precauções para seu sucesso espiritual? Acredito que esse é o tipo de debate que não tem cor denominacional.
O resultado da omissão dos pais são filhos analfabetos em Bíblia! E não são poucos! Quando a este problema se somam os inúmeros líderes que nunca leem suas Bíblias, as leem mas não explicam ou não entendem, temos uma explosão de ignorância!
A propósito: você já leu sua Bíblia hoje!? Quando começa seu plano de leitura? As férias estão aí e são um momento para isso.