Prezados 300 leitores, venho aqui fazer um pequeno exercício sobre a Lição 03 – A superioridade de Jesus em relação à Moisés, trazendo dez coisas que você pode não saber sobre a lição do próximo domingo.
1) Que o nome Moisés se escreve Môshé, em hebraico? E significa tirado das águas, era filho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi?
2) Que o nome Moisés ocorre: 290 vezes em Êxodo, 86 em Levítico, 233 em Números, 38 vezes em Deuteronômio e 59 em Josué. Na Bíblia toda são 783 vezes. Setecentos e quatro no Velho Testamento e 79 no Novo.
3) Que Moisés era tão importante para o Judaísmo que muitas vezes seu nome é tomado pela Lei (Torá) (Mateus 19:7,8; Lucas 16:29,31; 24:27, 44; Atos 13:39; 15:5; I Coríntios 9:9) e até mesmo quando alguém se referia ao Pentateuco ou ao seus livros, dizia o livro de Moisés (Marcos 12:26; Atos 15:21; 21:21)?
4) Que no texto da lição (cap. 3) há quatro ses?
…se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até o fim (v. 6b)
…se hoje ouvirdes a sua voz (v. 7b)
…se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até o fim (v. 14b)
…Hoje, se ouvirdes a sua voz… (v. 15b)
Todos em conexão com a condicionalidade da salvação da parte do homem. Assim como Moisés tirou o povo do Egito, mas nem todos chegaram a Canaã, mesmo sendo israelitas e servos do Deus Altíssimo, nem todos chegarão a Canaã celestial.
O termo condicional se aparece oito vezes em Hebreus: 3:6, 7, 14, 15; 4:7; 6:3; 10:38 e 13:23.
5) Que a palavra apóstolo não se referia à hierarquia alguma e significa, simplesmente, enviado? Um embaixador. O Sinédrio tinha seus apóstolos, enviados para alguma missão. Essa conotação de hierarquia passou a importar porque os primeiros apóstolos foram aqueles que privaram da companhia de Jesus, exceto, Paulo e, ao que tudo indica, Barnabé, ocupando lugar de preeminência. Infelizmente, hoje o termo se traduz por jactância, quando não há mais um cargo para atribuir a alguém, típico de organizações credencialistas.
6) Que os milagres, como perigo de nos acostumarmos com o sobrenatural, não são indicativos de salvação? Os judeus viram alguns dos maiores milagres da história humana, mas nem todos eram convertidos de coração. O próprio Jesus exclamou: Se não virdes sinais e milagres, não crereis (João 4:48). O perigo dos milagres é banalizar a ação de Deus e fazê-lo depender das nossas necessidades.
7) Que somente três pessoas dos que saíram do Egito entraram em Canaã? São eles: Josué, Calebe e Eleazar. Este último faleceu em Josué 24:33
Leia, ensine, compartilhe!
Acesse no subsídio sobre a lição 03 – A superioridade de Jesus em relação à Moisés