Você está querendo mudar de Igreja? Que coincidência! Muitas pessoas estão pensando exatamente nisso. Pesquisa do LifeWay Research indica que 15% dos americanos estão pensando em mudar de denominação nos últimos seis meses. Creio que em terras tupiniquins o percentual não ficaria muito abaixo disso.
As razões levantadas, na pesquisa da LifeWay, para tantos quererem mudar de denominação são muitas, tantas quantas não caberiam neste pequeno post. As principais são:
- Mudança na doutrina: 54%
- Mudança de cidade: 48%
- Mudança na pregação: 19%
- Saída de um pastor: 12%
No Brasil o próprio perfil dos evangélicos tem mudado. Recentemente, fizemos uma compilação dos dados do Censo 2010 do IBGE. Na Região Metropolitana de Pernambuco os assembleianos já não são maioria em algumas das grandes cidades. No interior estão surgindo inúmeros ministérios, quer sejam com práticas litúrgicas pentecostais quer não e, a maioria, tem abocanhando o público mais jovem e informado. Detalhe: estes são dados de 2010! Cremos que hoje as mudanças terão se intensificado.
O que tenho detectado em conversas pontuais é que já não há aquele medo de mudar para uma outra denominação. Os mais antigos lembram que a AD era propagandeada como a única Igreja com acesso ao Céu e muitos assembleianos ainda pensam assim. Quem saísse da AD era tido como desviado. Com a massificação das informações teológicas e eclesiásticas esta resistência tem caído a níveis preocupantes.
Obviamente, vivemos num país livre e ninguém pode ser impedido de mudar de igreja, inclusive de credo e tendências teológicas! O dado crítico é que isso ocorre com cada vez mais frequência.
Creio que dentre aqueles que estão mudando de denominação por aqui os motivos mudem muito pouco em relação ao que foi detectado pela LifeWay Research. Eu conheço muita gente que só está em busca de uma oportunidade para mudar. Converso com pessoas assim todos os dias. Muitos até me pedem orientação sobre o que fazer. E você está querendo se mudar também? Se quiser conte nos comentários o por quê!
Acesse a pesquisa aqui