Voltamos, prezados 100 leitores, com mais um retrato da realidade de missões no sertão brasileiro! O último post sobre Moreilândia/PE foi bem acessado. Na verdade, poderia ser bem mais visualizado, já que há tantas pessoas ao nosso redor interessadas em Missões, não é? Mas sigamos com Carrapateira, no sertão paraibano… O ecletismo do blog é o mais importante. Reiteramos nada ter contra missões transnacionais, porém, há diversas Judeias e Samarias bem perto de nós.
Carrapateira é uma pequena cidade de 73km2, encravada no sertão paraibano, nas proximidades de Cajazeiras. A cidade é antiga, foi criada em 11 de dezembro de 1961. Seu nome deriva da mamona, planta conhecida na região como carrapateira. Segundo o site da prefeitura: ” o povoamento iniciou no século XVIII por volta de 1770, quando Francisco Vieira da Silva, vindo da cidade de Sousa (PB, depois vieram outras famílias, Pereira e Silva de Catolé do Rocha, Pedrosa do Ceará, Galdino Braz da Silva de São José de Piranhas estabeleceram-se naquelas terras compradas de um criador de gado, que perdeu quase todo seu rebanho com uma planta tóxica conhecida na região como tingui”.
Continua o site: “Por ser uma cidade de difícil acesso e estando ladeada de serras, o povoamento foi muito lento desde então e até hoje. Em 1919 foi construída a capela em homenagem a Santo Afonso Maria de Ligório, através dos esforços de Joel Pereira da Silva e do padre Nicolau Leite. Nesta mesma época, iniciou-se o traçado do povoado. O crescimento da cidade se deu em virtude da feira livre criada em 15 de Fevereiro de 1937 e em 1938 foram abertas as primeiras lojas de tecido.”
Vamos aos números? Conforme o Censo 2010, a população da cidade é de 2.378 pessoas. Atenção, muita atenção! Você que pensava que a situação em Moreilândia, no que concerne à pregação do evangelho era caótica, veja a realidade de Carrapateira: 2.199 pessoas se declaram católicas, 119 evangélicas, os assembleianos ali são 87 pessoas! Isto significa que apenas 5,62% da população é evangélica.
Oremos por Carrapateira/PB!
Leia sobre as dificuldades em Moreilândia/PE aqui.
Link do IBGE para Carrapateira/PB
Link do site da Prefeitura