Ícone do site Pr. Daladier Lima

Há pessoas que nunca vão ressuscitar?

Ressurreição

Que haverá ressurreição não há dúvida entre os que professam a fé evangélica (I Tessalonincenses 4:16,17). Que nem todos ressuscitarão na primeira ressurreição, há razoável certeza. Que a primeira ressurreição se dará em duas etapas, a primeira no arrebatamento da Igreja e a segunda ao final da Grande Tribulação, muitos sabem (Apocalipse 20:5). Que nesta primeira etapa os salvos mortos ressuscitarão e terão corpos transformados igualmente aos vivos é um glorioso detalhe.

Na segunda ressurreição, porém, ressurgirão os ímpios, aqueles que conscientemente rejeitaram a Deus e ao seu filho. Nesta ressurreição não há glória. Todos voltarão a viver, mas serão condenados eternamente no Lago de Fogo, onde estarão a besta, o Falso Profeta, o Diabo e os anjos caídos (Apocalipse 20:12ss).

Mas, será que todos os ímpios um dia ressuscitarão?

É um tema controverso. Há pelo menos dois povos dos quais a Bíblia diz que Deus apagou seu nome, não no sentido de serem sepultados pela História, isto aconteceu a praticamente todos povos antigos. É diferente com os egípcios (Êxodo 14:13), do quais Deus disse a Israel: “Nunca mais os vereis para sempre”. Ou com os amalequitas (Êxodo 17:14), sobre os quais disse o Senhor: “eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.”.

Mas há outro versículo, num cântico de Isaías que traz um prenúncio sombrio. Em Isaías 26:14: “Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória”. Partindo do princípio de que é uma profecia literal resta-nos o problema de que haviam muitos senhores que a altura do livro de Isaías já haviam oprimido a Israel.

Não sabemos o escopo desta profecia. Temos, porém, de lembrar que Deus é soberano e na sua soberania Ele faz como lhe apraz. Para muitos de nós é difícil compreender seus caminhos, mas Deus não está limitado pela nossa compreensão. Relembro, inclusive, a colocação de Jesus em Mateus 10:28: “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”. Infelizmente, há muitos que pensam que quem tem esse poder é o Diabo, mas não é!

Alguém gostaria de contribuir?

Sair da versão mobile