Metade dos meus dez leitores sabe que está sendo realizada a Consciência Cristã, em Campina Grande/PB. A iniciativa é singular tanto pelo período em que é realizada, em pleno Carnaval, como pela diversidade de temas e preletores. Fui ano passado e fiquei apaixonado pelo formato e pelo conteúdo.
Como ecos diretos e indiretos da iniciativa, diversos outros grupos religiosos passaram a programar eventos semelhantes. É bem verdade que alguns desses eventos já existiam, pois são mais antigos que a VINACC. Mas, com o crescimento deste último, os demais grupos passaram a ganhar uma visibilidade que não tinham, com direito a destaque na Globo. Como cereja do bolo vem a notícia de que incidentes de trânsito diminuem no período de Carnaval.
Espíritas, católicos, espiritualistas, Testemunhas de Jeová e até judeus, promovem seus eventos no período de Carnaval. E a cidade de Campina Grande passou a catalisar seus seguidores. Mesmo discordando teologicamente dos demais grupos não há como notar que a iniciativa ecoou. Tudo na maior paz e cada um na sua. Os espíritas promovem seu 40o. MIEP, os judeus promovem seu sétimo Amigos da Torá, os católicos promovem o Crescer e os espiritualistas vão promover o 22o. Encontro da Nova Consciência. As Testemunhas de Jeová promoveram um seminário para capacitação de surdos-mudos.
Parabéns ao Euder Faber, um visionário que toca a iniciativa com muita dificuldade e precisa da ajuda até mesmo dos que não podem participar do evento. Outra coisa, conversando com ele, fui informado que todas as denominações participam do evento em harmonia, nada de terreiros e quintais diferenciados. De um assim me gloriarei eu…