Dia da Bíblia: O que é e por que comemorar?
O que é e por que comemorar no Dia da Bíblia? Vamos aproveitar o Dia da Bíblia para incentivar a leitura do livro sagrado?
O Dia da Bíblia é celebrado pelos evangélicos no segundo domingo de dezembro. A data foi criada em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que a incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI. No Brasil começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
Todos os anos diversas igrejas fazem suas programações para marcar a data. Claro, claro, muitas a deixam passar em branco. E não é por não gostar de eventos (a igreja evangélica adora eventos!). É que muitas igrejas não se integram a datas exteriores, só lhes interessa seu microcosmo. Engraçado ver como esse pessoal corre atrás de datas comemorativas e de locais emblemáticos. Diversas cidades do nosso País tem Praças da Bíblia, por exemplo, que não servem à pregação ou exposição bíblica. É um negócio meio maluco de entender. Corre atrás e depois dá de ombros…
Há várias formas de comemorar. É válida uma gincana bíblica, uma maratona de perguntas (fizemos algo assim com 600 jovens, de manhã e de tarde na cidade de Itapissuma/PE, anos atrás), concurso de leitura, soletração de nomes bíblicos, memorização, escrita ou fala de trechos em praça pública. Que tal substituir os corinhos por versículo, por um dia? Há um sem número de possibilidades. Basta querer fazer.
Por que comemorar?
O Brasil é um dos maiores países consumidores de Bíblia. Tanto as comuns quanto as mais específicas. Não à toa se lançam tantas Bíblias de Estudo. A SBB se orgulha de, no ano de 2015, ter distribuído 7,6 milhões de Bíblias completas, em 2016, foram 6,77 milhões, e 2018 foram 6,38 milhões, dos quais 1,3 milhões em formato digital[2]. Em 2020 foram 5.242.643 bíblias em formato físico e 2,4 milhões em formato digital[3]. É um número espantoso e sobrepuja todos os livros lançados no Brasil, num só ano.
Devemos aproveitar a oportunidade para divulgar a Palavra de Deus e incentivar sua leitura. Infelizmente, ao mesmo tempo em que editoras evangélicas e outras vendem tantas Bíblias muitos salvos e até pastores não a leem. Algumas igrejas têm a feliz ideia de copiar à mão trechos da Bíblia, especialmente entre os jovens, levando-os a ter contato direto com o texto, além de aprender a gostar de lê-lo.
Comemoramos também a imensa quantidade de irmãos que de posse de uma Bíblia aprimoram sua leitura. De fato, os evangélicos se destacam no quesito justamente por causa dela. Conheço diversas pessoas com pouco estudo, que não largam o livro sagrado.
Obviamente, a Bíblia deve ser lida todos os dias. Mas por que não aproveitar a data? Presumo que deveríamos estar ocupados em dizer às pessoas o que devem fazer. Assim estariam tão ocupadas fazendo o que deveriam, que não teriam tempo para fazer o que não deveriam. Quantos, por exemplo, estão deixando de ir à Escola Dominical? Os cultos de doutrina nem se fala! Esta falta de conhecimento se traduz na facilidade com que modismos, desviados da Palavra, encontram terreno fértil Brasil afora.
Leiamos a Palavra de Deus!
[1] http://www.litoralgospel.com/mundo-cristao/313-recorde-de-distribuicao-de-biblias-no-brasil-veja-os-numeros-da-sbb.html
[2] https://comunhao.com.br/distribuicao-biblias-sbb-2018/
[3] https://biblia.sbb.org.br/sobre-a-sbb/relatorio-nacional-de-trabalho
Apocalipse, 22:18-19 não é para copiar nada e nem acrecentar nada da bíblia Sagrada,
por favor mande um comentario mais abrangente sobre o dia da biblia e seus recursos de ganhar almas para Jesus preciso fazer um comentario sobre o assunto na EBD DE DOMINGO proximo e estou precisando dessa preciosa ajuda ok envie com urgencia muito obrigado que DEUS continui abençoando a todos que estiver embuido nesta missao o seu trabalho nao sera invao Amem.
Prezado, infelizmente, estou numa grande correria no trabalho e não tenho como te ajudar no momento.
Abração!